top of page

A luta pela vida

Atualizado: 16 de jul.

Quando observamos uma paisagem ao longe não imaginamos a grande batalha enfrentada pela natureza para nos proporcionar tamanha beleza. Cada árvore, cada arbusto, cada flor, cada ser naquele lugar lutou bravamente para conquistar o seu espaço. Uma luta intensa porém vagarosa e silenciosa onde todos os seres, dominantes e dominados, conquistam o espaço ideal para sua sobrevivência. Assim é a beleza da luta pela vida numa paisagem natural, uma luta onde há respeito e contribuição, onde uns abrem espaço aos outros e há aqueles que servem de apoio, sustentação e até mesmo proteção para outros. Um grande ensinamento que deve ser observado e absorvido por todos nós, resgatando assim a consciência de que somos a natureza, portanto nossa essência é a mesma de todos aqueles seres viventes da paisagem, onde a vida é celebrada a cada semente que se desprende de uma árvore, a cada flor que se abre, a cada nova folha e a cada orvalho que goteja na terra, é a vida nos ensinando a viver.


Quando morre uma flor, nasce uma semente; Quando uma semente morre, nasce uma planta. E a vida continua o seu caminho, mais forte do que a morte." - Rabindranath Tagore

Segundo os estudos do psicanalista Norberto Keppe, cada semente já possui em seu interior o seu resultado, ou seja, dentro de uma semente de Ipê já existe a árvore Ipê, uma semente de Begônia já possui em seu interior toda a sua bela folhagem e suas flores. Imagine então um simples pé de feijão, quantos outros pés de feijão ele carrega em suas vagens repletas de outros feijões. Deus pensou em cada detalhe na criação, a Consciência Divina está em tudo o que possamos observar, nada falta para a sobrevivência de todos o seres, tudo foi arquitetado perfeitamente para que houvesse harmonia, felicidade, saúde e paz. Tudo o que nós e todos os outros seres vivos necessitamos para nossa existência, já existe aqui. E o Criador continua a criar, como um jardineiro num grande jardim onde após sua execução é necessário a manutenção e modificações, pois não vivemos numa obra finalizada, por aqui tudo está em constante evolução e desenvolvimento.


O ambiente é o maior influenciador no desenvolvimento de cada vida, a natureza nos dá as condições ideais para tal, por isso, mesmo que um ambiente seja criado pelo homem, o mesmo deve ser pensado em estar o mais próximo possível do natural, elementos da natureza devem compor o ambiente, trazendo às pessoas que ali estão, ou circulam, o resgate de sua essência, as lembranças daquilo que se perdeu ao passar do tempo, ou até mesmo a recordação ou insights daquilo que foram antes de serem o que são. Os ambientes criados pelo homem devem trazer sentido à vida, o que é diferente de trazer sentido aos ambientes. Numa floresta, por exemplo, o seres que ali vivem, estão ali pelo sentido que o ambiente proporciona à eles, por isso cada ser tem o seu habitat, sejam eles plantas, animais e até mesmo micro-organismos, todos eles estão no ambiente que lhes é favorável. Quando um destes seres vivos, por algum motivo, sai de seu habitat e invade um habitat alheio, uma grande adaptação, tanto nele quanto no novo ambiente, deve acontecer para que haja uma harmonia e o ser consiga sobreviver, e nem sempre o resultado esperado é alcançado, pois ele não conseguiu dar sentido ao ambiente. E assim é com todos nós, só estamos bem e saudáveis quando o ambiente nos oferece as condições necessárias para nossa sobrevivência e quando o ambiente faz sentido para a nossa existência. Quando estamos num ambiente que não nos é favorável, que não faz sentido para estarmos ali, nos tornamos seres fisicamente, mentalmente e espiritualmente doentes, passamos por um profundo desgaste energético na tentativa de darmos algum sentido ao ambiente que nada tem a nos oferecer.


Com o passar do tempo, o homem se distanciou muito de seu habitat natural, alguns chamam este acontecimento de “evolução humana”, todos nós já ouvimos falar de Adão e Eva, do Jardim do Éden, e dos homens da caverna, sejam histórias reais ou fictícias, o fato inegável é que o habitat natural do ser humano é o mesmo de todas as outras espécies animais, a natureza. Que evolução é esta que está nos levando ao fim? Qual outra espécie animal é capaz de se jogar num desfiladeiro acreditando que a queda é uma ascensão e que o impacto com o solo é saboroso? Estamos cada vez mais distantes da natureza, basta olhar a vida nas grandes metrópoles, onde o concreto e o aço nos sufocam, os veículos tomam nosso espaço e os tão desejados sapatos de sola de borracha nos desconectam daquilo que é primordial para o restabelecimento de nossa energia, a terra. Por isso, criar lugares que tragam de volta o sentido da vida às pessoas, que reconecte-as à sua essência, que restabeleçam a saúde física, psíquica e espiritual dos que ali se encontram, é urgente e necessário, um desafio aos arquitetos, designers, engenheiros, paisagistas e artistas que, quando conscientes de suas missões, se tornam instrumentos do Criador para a construção de habitats saudáveis e mais próximos das nossas verdadeiras necessidades, lugares de inspiração, cura e reconexão.


Ivandro Martins

WhatsApp: 11 993943660


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page